top of page

Aquecimento Global: como pouco esforço pode representar grandes resultados



O efeito estufa é um fenômeno natural e é importante para a existência de vida na terra. De forma simplificada, o efeito estufa acontece com a radiação solar, que atinge nossa atmosfera e interage com os gases presentes e é transformada em calor. O grande problema é que o processo é acelerado pela humanidade a medida em que aumentamos a emissão de gases, o que cria um desequilíbrio para o planeta. “Isso tem um efeito catastrófico”, explica Arthur Ngai, engenheiro químico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).


Nós conversamos com o Arthur, que nos explicou alguns dos principais efeitos que observaremos no planeta, se continuarmos emitindo esses gases na mesma proporção em que estamos. Além disso, ele trouxe uma luz ao fim do túnel: com relativamente pouco esforço é possível controlar a situação. Gravamos uma verdadeira aula sobre o assunto, que ainda traz atualizações de acordos internacionais e uma visão geral de como o Brasil está contribuindo com os esforços globais.


Arthur Ngai iniciou sua carreira na DuPont em 1996, como estagiário, e hoje acumula 25 anos de experiência no ramo de refrigeração e ar-condicionado. Inicialmente na área técnico-comercial, atuou na introdução de alternativas para a substituição do CFC no mercado brasileiro em suas mais diversas aplicações – tais como: solventes, expansor de espumas de poliuretano, propelentes de aerossol, agentes extintores de incêndio e, finalmente, fluídos para refrigeração.


Por cinco anos, adquiriu experiência comercial na gestão de contas estratégicas da DuPont no segmento OEM automotivo, refrigeração comercial/doméstica e sistemas de ar-condicionado. Trabalhou, ainda, no planejamento estratégico da empresa na transição da tecnologia CFC e HCFC, possibilitando a aceleração e introdução de produtos com tecnologias ambientais mais sustentáveis, como Isceon ®, Vertrel ®, Suva ® e, mais recentemente, Opteon ®.


Antes da DuPont, Arthur trabalhou na Geografia de Mercado, empresa de consultoria em Marketing Geográfico. Atualmente, na Chemours, responde pela Gerência de Negócios para o segmento de Fluídos Refrigerantes para a América Latina.



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page