Case de Inventário Florestal em Itarumâ - GO

Atualizado: Jul 16

Você já se perguntou como funciona um serviço de inventário florestal? Para tirar essa dúvida, na matéria de hoje vamos apresentar um pouquinho sobre falar um pouco sobre como é feito esse serviço.


O inventário florestal é a principal forma de quantificar e qualificar os recursos naturais presentes em uma floresta. Serve como ferramenta para planejar o melhor uso dos produtos obtidos da floresta. Ou seja, o inventário pode ser utilizado para montar o planejamento estratégico e auxiliar na gestão dos recursos a floresta, dessa forma evitando perdas financeiras. Tendo como exemplo uma floresta com fins madeireiros, o inventário florestal visa determinar variáveis como diâmetro e altura das árvores, área basal, volume por hectare, qualidade do fuste e muitas outras.


O que você precisa saber para tornar o solo adequado para o plantio


No dia 02 de maio, a Conflor foi contatada por um antigo cliente, o qual nos conhecia desde 2017, para realizar um serviço de inventário florestal pré-corte em sua propriedade localizada na cidade de Itarumâ/Goiás. A propriedade do cliente apresentava um plantio de Eucalpytus sp. com idades entre 10 e 11 anos e composta por diferentes clones, sendo eles: GG-100, I-224, I-144, VM-01 e VM-58). Para a execução do projeto, uma equipe composta por 4 membros, um mateiro e trator, foram a campo por dois dias seguidos para realizar a coleta dos dados das árvores. Foi realizada uma amostragem sistemática com os propósitos de cobrir a população em toda a sua extensão e obter um modelo sistemático simples e uniforme. Ao fim, foi realizada a cubagem rigorosa de 5 árvores por classe afim de estimar o volume dos fustes para diminuir as chances de qualquer erro de amostragem.




Após essa fase de campo, os dados coletados foram rodados utilizando o Excel. O relatório técnico foi produzido com base na análise dos dados para informar detalhadamente os resultados obtidos sobre a estimativa do volume total de madeira do povoamento.



As informações geradas são de grande relevância para o cliente

quantificar o volume de madeira do seu plantio. Nós da Conflor ficamos muito

gratos por saber que podemos ajudar nesse processo que requer tanto cuidado

e atender as necessidades de nossos clientes!


Quer saber mais sobre nossos projetos? Entre em contato clicando aqui.

108 visualizações0 comentário