top of page

Como o reflorestamento pode contribuir com os serviços ecossistêmicos?

UMA BREVE INTRODUÇÃO SOBRE O QUE É REFLORESTAMENTO?

O Brasil é conhecido por abrigar umas das maiores biodiversidades no mundo, porém infelizmente também é conhecido como o país que mais desmata suas florestas. Segundo uma reportagem da BBC News, em 2018 o Brasil desmatou cerca de 1,3 milhões de hectares de florestas, com isso passou a liderar o ranking de país que mais desmata no mundo, e isso não passa despercebido, se nós olharmos para as últimas décadas podemos ver que ocorreu um grande impacto ambiental no mundo todo, e esses impactos têm uma grande influência sobre o clima global.


Com todo esse desmatamento que está ocorrendo, o reflorestamento vem para auxiliar o processo de resgate destas florestas. Infelizmente, muitas dessas florestas que sofreram estas degradações encontram diversas dificuldades para se recuperarem sozinhas, e como muitas delas perderam praticamente toda a sua biodiversidade, isso dificulta ainda mais o processo de recuperação.


Quer saber mais a fundo sobre o que é o reflorestamento e como ele funciona no Brasil? Para isso, confira a matéria feita pela ESAULQ Jr Florestal clicando aqui.


MAS AFINAL, O QUE SÃO OS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS?


Quando pensamos no meio ambiente não sabemos o quão benéfica ela pode ser para nós, infelizmente as ações destrutivas do homem impactam negativamente todas as funções ecológicas do meio ambiente. Os ecossistemas nos oferecem grandes serviços diariamente que auxiliam em nossa sobrevivência, por isso se tem uma grande importância visando a proteção dessas áreas. Segundo o site eCycle, se fossemos avaliar monetariamente os serviços ecossistêmicos, o valor seria entre U$125 trilhões a U$145 trilhões por ano.


Logo, todos os bens e serviços que o meio ambiente presta naturalmente vão desde a produção de alimentos, disponibilidade de água doce, regularização do clima, polinização até coisas simples como belezas cênicas são alguns dos exemplos. Esses benefícios acabam nos afetando direta ou indiretamente, contribuindo no bem-estar humano e na manutenção da biodiversidade.


TIPOS DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS


Esses serviços ecossistêmicos combinam os três setores, econômicos, ecológicos e sociais, que juntos são divididos em até 4 categorias de serviços onde são elas: provisão, regulação, cultural e de suporte.


Os serviços de provisão são todos aqueles produtos que consumimos que são providos dos ecossistemas, sejam alimento, matéria prima para construção civil e combustíveis, água potável, recursos energéticos.


Agora os serviços de regulação engloba todas as funções dos ecossistema que mantém o clima global, como as florestas que são capazes de retirar uma grande quantidade de gás carbônico da nossa atmosfera, tem uma grande influência nas chuvas devido a sua evapotranspiração, e sem contar com sua produção de oxigênio.


Os serviços ecossistêmicos culturais representam não a parte física mas sim a parte que não é material como turismo ecológico, apreciação estética e o enriquecimento espiritual.


E por fim os serviços ecossistêmicos de suporte são aqueles serviços que são necessários para que os outros serviços continuem com suas funções, eles agem de uma maneira mais indireta e visando o longo prazo como formação de solo e de habitats, ciclagem de nutrientes, produção de oxigênio, entre outros.


Bom podemos observar que nós seres humanos dependemos 100% de todos esses serviços ecossistêmicos para nossa sobrevivência dessa geração e das outras que virão, com isso visa ao máximo a proteção dos ecossistemas de todo o globo terrestre.


A RELAÇÃO ENTRE REFLORESTAMENTO E SERVIÇOS AMBIENTAIS


Agora que já entendemos os conceitos de reflorestamento e de serviços ecossistêmicos, é necessário compreender a relação entre esses dois assuntos e como eles impactam nossas vidas.


A natureza vive em um equilíbrio extremamente sensível, que deve ser mantido para que seja possível que ela exerça suas funções ecológicas, ou seja, ausente de interferências antrópicas, como desmatamento, incêndios, poluição e outros tantos. Nos últimos tempos, a taxa de desmatamento, por exemplo, vem aumentando cada vez mais, o que gera a degradação de diversos ecossistemas, perturbações nos ciclos ecológicos, destruição da fauna e da flora e, consequentemente, reduz os serviços ecossistêmicos prestados.


Funções como a polinização, produção de frutos e regularização do clima são alguns dos serviços que vêm sofrendo constantes interferências, o que resulta em casos muito mais graves, como por exemplo, o aquecimento global. E, como muitos não imaginam, a falta desses serviços prestados pela natureza reverberam no cotidiano do ser humano, afetando nossa qualidade de vida e dos seres vivos como um todo.


PORQUE CONSERVAR TUDO ISSO?


Com base no que foi visto ao longo da matéria, nota-se que o reflorestamento contribui no processo de restauração dos ecossistemas, adequando o funcionamento de suas funções ecológicas e prestações de serviços ecossistêmicos.


A restauração visa promover no ambiente o aumento da biodiversidade, conectando desde a fauna e a flora até os microrganismos que se encontram no solo.


Quer saber mais sobre exemplos de locais onde o reflorestamento ajudou com a conservação de grande parte da vegetação nativa. Para isso, confira a matéria feita pela Ecoflorestal Jr clicando aqui.


Portanto, para garantir que os bens e serviços prestados pela natureza continuem em pleno funcionamento é essencial que nossas florestas estejam conservadas. Afinal, as mudanças causadas pelo homem nos ambientes causam perdas para os ambientes e trazem também perdas muito maiores para nós, que somos dependentes desses serviços.


Gostou do assunto?


Caso queira saber mais sobre esse tema, entre em contato com a gente!


É sustentável, é Conflor!


Referências:

MCGRATH, Matt. Brasil liderou desmatamento de florestas primárias no mundo em 2018, mostra relatório. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-48046107. Acesso em: 5 mar. 2021.

HERNANDEZ, Manoela Imamura. O que é reflorestamento? Disponível em: https://www.ecycle.com.br/4866-reflorestamento. Acesso em: 05 mar. 2021.


HERNDANDEZ, Manoela Imamura. O que são serviços ecossistêmicos? Disponível em: https://www.ecycle.com.br/4787-servicos-ecossistemicos.html. Acesso em: 05 mar. 2021.


EMBRAPA. Serviços Ambientais. Disponível em: https://www.embrapa.br/tema-servicos-ambientais/sobre-o-tema. Acesso em: 05 mar. 2021.




263 visualizações0 comentário
bottom of page