Horta em casa: saiba as melhores espécies para plantar no outono

Quando a temperatura começa a cair no outono, é hora de ter um cuidado especial com as plantas. Há espécies que gostam mais do tempo frio, incluindo algumas flores. No caso das hortas caseiras, é hora de investir nas hortaliças que se desenvolvem melhor em climas mais amenos.


Espécies como a beterraba, a salsinha, o agrião de terra e a ervilha vão bem nesta época do ano, mas é a família das couves que é bem característica deste clima. “Durante o outono, é época de plantar couves, ou seja, plantas como a couve manteiga, couve flor, couve de bruxelas, brócolis e até o repolho. Estas espécies gostam de tempo mais fresco e, em geral, elas se dão melhor no frio”, comenta Juliana Valentini, à frente da Escola Orgânica de Holambra.


Mas a boa notícia é que elas não são as únicas. Com a agricultura tão desenvolvida, já existem espécies capazes de produzir mudas e sementes que resistem em climas diversos. “É possível ter uma horta com uma grande variedade de espécies em qualquer estação do ano. Basta pesquisar e selecionar as sementes corretas e apostar nas variações do mesmo tipo de hortaliça adequadas ao tempo mais quente ou mais frio”, comenta Juliana.


Para manter a sua horta saudável, é importante observar o que a natureza pede nessa época e tentar providenciar estas mesmas condições às espécies que se adaptam melhor a este clima. O outono e inverno costumam ser mais secos no Sudeste do Brasil, por exemplo, logo as espécies que preferem esta época não pedem regas excessivas para que se desenvolvam bem.



Há algo, no entanto, que não é variável: a necessidade de sol direto. Para ter uma hora bem sucedida, é preciso garantir, no mínimo, quatro horas de exposição solar. Isso acontece porque todas as hortaliças são plantas de sol pleno. É fundamental também adubar a terra e fornecer nutrientes para estas plantas. “Horta precisa de matéria orgânica para se desenvolver. Vale adubar as plantas com húmus de minhoca, esterco bovino curtido ou compostos orgânicos como aqueles vindos de composteiras domésticas”, explica Juliana.


Outro ponto importante é o espaço que a horta ocupa em seu jardim. “Em um metro quadrado de jardim, já dá para desenvolver muitas espécies. É possível também plantá-las em vasos de 30 cm de boca e 30 cm de profundidade”, orienta Juliana. Não se esqueça de ficar de olho em possíveis pragas, que podem acabar com sua plantação. Em espaços pequenos, basta observar bem as espécies para conseguir removê-las com as mãos assim que surgirem.


Confira abaixo lista com as sugestões do que pode ser plantado no outono, de acordo com o Mapa do Cultivo da ISLA Sementes:

Região Sul: acelgas, agriões, aipos, almeirões, repolhos de inverno, cebolas, couves-flor de inverno, rúculas, salsas e alfaces de inverno.


Região Sudeste: acelgas, agriões, rúculas, salsas, alfaces de inverno, beterrabas, cebolinhas, brócolis, couves-manteiga, ervilhas e espinafres.


Região Centro-Oeste: ervilhas, couves-rábano, espinafres, maxixes, nabos, pimenta de cayenne, tomates e abóboras.


Região Nordeste: abóboras, abobrinhas, berinjelas, feijões-vagem, jilós, pimentões, mostardas, salsas e coentros.


Região Norte: abóboras, abobrinhas, tomates, salsas, repolhos, coentros, pepinos, melões, melancias e rabanetes.


Fonte: https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Paisagismo/noticia/2021/04/horta-em-casa-saiba-melhores-especies-para-plantar-no-outono.html#:~:text=Esp%C3%A9cies%20como%20a%20beterraba%2C%20a,br%C3%B3colis%20e%20at%C3%A9%20o%20repolho.


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo