top of page

O que é Resinagem?

Saiba mais sobre esse processo que consiste na extração de resina de árvores do gênero Pinus


A resinagem consiste na extração de resina de árvores do gênero Pinus, por meio de pequenas incisões periódicas na parte externa do seu tronco. Geralmente, a atividade é iniciada em povoamentos com DAP médio superior a 18 cm. As espécies com maior potencial de produtividade no Brasil são Pinus elliottii, Pinus caribaea-hondurensis, Pinus caribaea-caribaea, Pinus caribaea-bahamensis, Pinus oocarpa e híbridos de Pinus elliottii.


Cada face produz, aproximadamente, de 3 a 6 kg de resina por ano. Porém, algumas plantas selecionadas no programa de melhoramento chegam a produzir mais de 10 kg de resina por ano, demonstrando, assim, um grande potencial de seleção e melhoramento genético para esta característica. A produtividade é influenciada por fatores genéticos e edafoclimáticos da região.


Através da fixação do homem no campo, a resinagem contribui com a vigilância e proteção contra incêndios e invasões, além da manutenção de estradas e aceiros e no combate à formiga.

Além dos ganhos ambientais, a atividade ainda antecipa as receitas da floresta, gerando resultados iguais ou até mesmo maiores que os obtidos com a venda da madeira, sem gerar qualquer tipo de resíduo ou passivo ambiental ao local de produção.



Ciclo Florestal


De forma resumida, o ciclo florestal e de resinagem consiste nos seguintes passos:

1 - Plantio das mudas de Pinus em terreno limpo. Após o plantio é fundamental realizar os tratos culturais de roçada e combate à formiga.


2 - Condução da floresta por 6 ou 7 anos, onde, neste momento, dependendo do espaçamento de plantio, pode ser realizado um desbaste. Além disso, é fundamental ser realizada uma desrama, visto que a atividade de resinagem não é possível em árvores com presença de galhos na altura do painel.


3 - Próximo ao décimo ano já é possível realizar a primeira safra de resinagem, que, de forma geral, pode ser conduzida durante 10 safras (anos).


4 - Ao final do ciclo de resinagem, a floresta estará com idade próxima a 20 anos, podendo então ser cortada e plantada novamente.


Estimativas por Ha no ciclo: 500 – 700 m³ de madeira e de 30 – 50 ton de resina.


Fonte: http://www.rbflorestaeresinagem.com.br/resinagem/

66 visualizações0 comentário
bottom of page