top of page
Foto do escritorMarketing Conflor Jr.

Reciclagem da madeira. Uma forma vantajosa para a sustentabilidade do meio ambiente!

A ideia da reciclagem começou a ser difundida na década de 90 por causa da intensificação das questões como desmatamento e mudanças climáticas.

A reciclagem da madeira é um processo importante para a redução do desperdício e a promoção da sustentabilidade. Existem várias formas de reciclar a madeira, dependendo do seu estado e finalidade desejada. Aqui estão algumas das principais formas de reciclagem da madeira:

  1. Reutilização: A madeira pode ser reutilizada em sua forma original ou transformada em novos produtos. Por exemplo, móveis antigos podem ser restaurados, e paletes de madeira podem ser reparados e usados novamente.

  2. Reciclagem mecânica: Nesse processo, a madeira é triturada em pequenos pedaços e transformada em cavacos ou lascas. Esses resíduos de madeira podem ser utilizados para produzir painéis de aglomerado, MDF (Medium Density Fiberboard) e outros materiais de madeira compostos.

  3. Reciclagem energética: Quando a madeira não pode ser reutilizada nem reciclada mecanicamente, ela pode ser utilizada como fonte de energia por meio da queima em usinas termelétricas. A energia gerada pode ser usada para alimentar sistemas de aquecimento ou gerar eletricidade.

  4. Compostagem: A madeira também pode ser transformada em composto orgânico por meio da compostagem. Esse processo envolve a decomposição da madeira por microrganismos, resultando em um material rico em nutrientes que pode ser usado como adubo.

É importante ressaltar que nem toda madeira é reciclável, principalmente se estiver contaminada com produtos químicos, como tintas ou vernizes. Nesses casos, é necessário realizar o descarte adequado, seguindo as regulamentações locais para resíduos sólidos.


Diminuição de impactos

A reciclagem da madeira contribui para a redução do desmatamento, a conservação dos recursos naturais e a diminuição da quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários. É uma prática sustentável que ajuda a preservar o meio ambiente e promover a economia circular. Proporciona a preservação de árvores em florestas, além da economia de energia.


Mas como essa reciclagem é feita?

O processo de reciclagem da madeira é semelhante ao dos demais materiais. Primeiramente, a madeira passa por uma etapa de separação e triagem. Depois, as peças de outros materiais, como pregos e parafusos, são removidas. A madeira, então, é triturada e transformada em serragem. Essa madeira triturada pode, a partir dessa etapa, ser reutilizada de diversas maneiras: para forrar o piso dos abrigos de animais, transformada em peças compensadas de MDF, servir de adubo e até mesmo ser transformada em celulose para a produção de certos tipos de papel.


Como e onde descartar corretamente a madeira

Infelizmente objetos de madeira usados como palitos de fósforo, de dentes, de sorvete, de churrasco e hashi (palito oriental) devem ser jogados no lixo comum pois contém resíduos orgânicos e não podem ser mais reciclados. Mas, se não tiverem sido usados podem ser descartados, sim, no lixo reciclável e, caso haja coleta seletiva no seu bairro, você deverá descartá-los na lixeira preta.

Você também tem a opção de descartar as peças maiores usando o serviço de coleta domiciliar seletiva (ou coleta diferenciada) da sua cidade.

Caso você não tenha o serviço de coleta seletiva disponível para o seu bairro ou na sua cidade, você poderá levar o material a um Ponto de Entrega Voluntária (PEV), ou ecopontos.

Algumas cooperativas também podem fazer a retirada do material na sua casa. Outras formas de descartar a madeira pode ser filiando-se a programas que transformam recicláveis em benefícios ao consumidor ou ainda acessando aplicativos de catadores.


Referências: https://recykloo.com.br/descarte-e-reciclagem-da-madeira/elementos-de-madeira/

68 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page