top of page

Significado da Árvore de Natal

O que é a Árvore de Natal

A árvore de Natal é um dos símbolos mais populares das celebrações natalinas.


Normalmente, a árvore de Natal pode ser um pinheiro ou mesmo artificial (feita de plástico e com várias cores diferentes). Seguindo a tradição, as famílias enfeitam a árvore com objetos que simbolizam o Natal, como bolas de várias cores, pinhos, neve artificial e luzes coloridas.


O pinheiro simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que sempre se mantém verde, mesmo durante o inverno, quando a maioria das árvores perdem as folhas.


O costume de enfeitar árvores de Natal é comum entre católicos, protestantes, ortodoxos e mesmo por ateus ou agnósticos.


Origem da árvore de Natal

A tradição de usar árvores para decorar as casas remonta à antiguidade. Egípcios, celtas, romanos e até mesmo os vikings costumavam trazer essas plantas para dentro de casa.


As árvores eram usadas como decoração no solstício de inverno e simbolizavam que, ao final dessa estação, o sol iria reaparecer e as plantas voltariam a crescer.


Mas apesar de já serem usadas há séculos, foi por volta dos anos 1500 que as árvores de natal tornaram-se um costume cristão. Historiadores atribuem essa tradição à Martinho Lutero.


Os germânicos, nessa época, tinham o hábito de decorar as casas com pirâmides de madeira e folhas de árvores. De acordo com a lenda, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou encantado com a visão de um pinheiro coberto de neve e sob o brilho das estrelas no céu.


Quando chegou em casa, tentou reproduzir para seus familiares a linda imagem que havia visto, usando galhos de um pinheiro, algodões (para simbolizar a neve) e algumas velas imitando as estrelas.


A tradição da árvore de Natal não se espalhou rapidamente pela Europa. Foi somente em 1846, após a publicação de uma ilustração da rainha Victória e do príncipe Albert com seus filhos envolta de uma árvore de natal cheia de presentes, que pessoas de outros países passaram a utilizá-la.


Ilustração da Rainha Victória com sua família em torno de uma árvore de Natal.

No Brasil, o costume de enfeitar árvores de Natal entre os cristão só apareceu no começo do século XX.


Dia de montar a árvore de Natal

No Brasil, a tradição é montar a árvore de natal no quarto domingo antes do Natal, isto é, no início do advento. Em Portugal, as árvores começam a ser montadas no dia 8 de dezembro, o Dia da Imaculada Conceição.


Nos Estados Unidos há o costume de preparar a árvore de Natal logo após o Dia de Ação de Graças, que acontece na 4ª quinta-feira do mês de Novembro.


A tradição orienta não montar a árvore de Natal de uma só vez, mas sim ir montando aos poucos. A partir do dia 17 de dezembro os preparativos finais devem ser feitos, para a árvore ficar completa para o dia 24 de dezembro, véspera de Natal.


Tradicionalmente, a árvore de Natal é desmontada no dia 6 de janeiro, Dia de Reis. Esse é o dia em que os reis magos chegaram à Belém depois do nascimento de Jesus Cristo.


Um dos enfeites mais importantes da árvore, inclusive, é a estrela de Belém, colocada no topo. Segundo as histórias bíblicas, foi a Estrela de Belém que guiou os reis magos até o local de nascimento de Jesus.


224 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page