Sim, podemos saborear a fruta do pé morando em casas sem quintais ou em apartamentos!
As árvores frutíferas cultivadas em vasos são fáceis de manter, basta cuidar com muito carinho, irrigá-las e fertilizá-las sempre que preciso. Se engana quem pensa que precisa de um quintal enorme para poder ter em casa algumas dessas incríveis árvores frutíferas.
Porém, é importante saber que as frutíferas em vasos precisam de muitas horas diárias de luz solar direta. Essa é a característica mais importante para um bom desenvolvimento. Então, antes de preparar tudo para plantar suas frutíferas favoritas, verifique se o espaço em que os vasos serão colocados recebe a iluminação solar necessária.
Outra informação importante é que elas precisam ser plantadas em vasos a partir de 20 litros e com, no mínimo, 40 centímetros de diâmetro. Quanto maior o vaso, mais espaço para que suas plantas possam se desenvolver.
Vamos conferir algumas espécies que se adaptam ao cultivo em vasos?
1. Amora
Todo mundo quer ter uma amoreira em casa e elas são unanimidade quando o assunto é cultivo em vasos.
As amoreiras se desenvolvem muito bem em regiões de clima ameno e úmido, mas também crescem de forma saudável em todo território nacional. Gostam de clima temperado e apreciam temperatura entre 24°C e 28°C.
2. Manga
Quem poderia imaginar, né? As mangueiras são árvores enormes e resistentes, então chega a ser difícil de acreditar que consigam produzir plantadas em vasos.
Elas tem uma boa necessidade de água e luz. Fornecendo esses itens, certamente frutificarão sem problemas. Uma dica interessante é escolher variedades anãs, que produzam mesmo com pequeno porte.
3. Maçã
Muitíssimo apreciadas e extremamente consumidas em nosso país, as maçãs são sucesso absoluto.
Por ser a frutífera favorita nos Estados Unidos e na Europa, é possível encontrar por lá variedades de porte anão, que produzem muito, mesmo quando pequenas. Mas as encontradas no Brasil também podem ser plantadas em vasos normalmente.
A macieira é uma boa opção para locais de clima mais temperado a subtropical.
4. Acerola
Tem alguém aí que goste de suco de acerola? Bom demais, né! Agora pense que incrível ter vitamina C ao alcance de suas mãos?
Saborosa e rica em nutrientes, a acerola é uma fruta que faz muito sucesso, principalmente para o preparo de sucos refrescantes. O que a deixa ainda mais incrível é que é perfeita para plantar em vasos.
Essa frutífera tão especial aprecia calor, sol e regas frequentes.
5. Pitanga
De pequeno porte e com frutos perfumados e saborosos, a pitangueira é uma espécie nativa que também têm muitos fãs.
Em contrapartida, muitas pessoas nunca sequer provaram pitangas, pois é mais difícil encontrar a fruta em supermercados ou quitandas.
Existem variedades arbustivas, de enfolhamento denso, que além de produzirem bem, tornam-se um elegante e pomposo arbusto. Vale a pena cultivar!
6. Jabuticaba
O cultivo de frutíferas em vasos é muito comum e, muitas vezes, os produtores começam pela jabuticabeira.
Já imaginou ter uma jabuticabeira florida e produzindo deliciosos frutos dentro de casa? A jabuticabeira híbrida, ao contrário da enxertada, tem porte pequeno e pode ser plantada em vasos, jardins, quintais e pomares, garantindo aquele gostinho de infância para colher direto do pé!
Ela é adaptável e se desenvolve bem em regiões com diferentes climas, exceto em grandes estiagens e geadas. A jabuticabeira pode levar até uma década para dar frutos, mas você pode adquirir a sua com 6, 8 ou 10 anos e já produzindo.
7. Limão
Dentre as espécies cítricas, o limoeiro é a mais rústica. Para o plantio em vasos, escolha sempre variedades produtivas, preferencialmente enxertadas e já produzindo.
As variedades de siciliano se adaptam incrivelmente aos vasos. Consegue imaginar seu vaso cheio de enormes e perfumados limões?
8. Lichia
Gosta de lichia? Nós amamos!
A lichia vem fazendo cada vez mais sucesso. E não é nada difícil entender o motivo.
Os frutos de casca avermelhada chamam a atenção pela aparência, mas também pela polpa suculenta e saborosa. Ela é originária de países como Tailândia e China, mas já ganhou adaptações em vasos por aqui.
9. Goiaba
A goiabeira também é nativa, muito fácil de cuidar e perfeita para plantio em vasos.
Fertilizando sempre que preciso e fornecendo água na medida certa, você terá à sua disposição goiabas saborosas, suculentas e coloridas. Dá pra sentir o gostinho só de falar, né?
10. Caju
O caju da variedade anão plantado em vasos pode chegar a medir em torno de 2 metros de altura e no solo, pode chegar a medir em torno de 3 metros de altura.
Possui copa ereta, compacta a esparramada. As folhas do cajueiro são verdes com formato oval. As flores, pequenas rosa-esbranquiçadas, perfumadas. Mais uma ótima opção para seu pomar em vasos!
11. Laranja
As laranjeiras são apaixonantes e sem dúvidas uma das espécies mais procuradas.
Para o plantio, escolha preferencialmente uma de porte anão e que já esteja produzindo. A laranjeira aprecia regas frequentes e muito sol. Esses itens são indispensáveis para manter a saúde da planta.
Evite o máximo possível querer ter uma copa fechada, estilo arbusto. Isso reduz drasticamente a produção da espécie e aumenta a chance de instalação de pragas e doenças.
12. Cereja
Os frutos da cerejeira são pequenos, arredondados e podem apresentar várias cores, sendo o vermelho a mais comum entre as variedades comestíveis.
Algumas variedades são perfeitas para o cultivo em vasos, como a Cereja de Madagascar que atinge de 2,5m a 3m quando adulta.
Quer saber mais sobre jardinagem? Clique aqui para acessar nosso curso!
Comments