top of page

Case de Inventário Florestal em Itarumâ - GO

Atualizado: 16 de jul. de 2021

Você já se perguntou como funciona um serviço de inventário florestal? Para tirar essa dúvida, na matéria de hoje vamos apresentar um pouquinho sobre falar um pouco sobre como é feito esse serviço.


O inventário florestal é a principal forma de quantificar e qualificar os recursos naturais presentes em uma floresta. Serve como ferramenta para planejar o melhor uso dos produtos obtidos da floresta. Ou seja, o inventário pode ser utilizado para montar o planejamento estratégico e auxiliar na gestão dos recursos a floresta, dessa forma evitando perdas financeiras. Tendo como exemplo uma floresta com fins madeireiros, o inventário florestal visa determinar variáveis como diâmetro e altura das árvores, área basal, volume por hectare, qualidade do fuste e muitas outras.



No dia 02 de maio, a Conflor foi contatada por um antigo cliente, o qual nos conhecia desde 2017, para realizar um serviço de inventário florestal pré-corte em sua propriedade localizada na cidade de Itarumâ/Goiás. A propriedade do cliente apresentava um plantio de Eucalpytus sp. com idades entre 10 e 11 anos e composta por diferentes clones, sendo eles: GG-100, I-224, I-144, VM-01 e VM-58). Para a execução do projeto, uma equipe composta por 4 membros, um mateiro e trator, foram a campo por dois dias seguidos para realizar a coleta dos dados das árvores. Foi realizada uma amostragem sistemática com os propósitos de cobrir a população em toda a sua extensão e obter um modelo sistemático simples e uniforme. Ao fim, foi realizada a cubagem rigorosa de 5 árvores por classe afim de estimar o volume dos fustes para diminuir as chances de qualquer erro de amostragem.




Após essa fase de campo, os dados coletados foram rodados utilizando o Excel. O relatório técnico foi produzido com base na análise dos dados para informar detalhadamente os resultados obtidos sobre a estimativa do volume total de madeira do povoamento.



As informações geradas são de grande relevância para o cliente

quantificar o volume de madeira do seu plantio. Nós da Conflor ficamos muito

gratos por saber que podemos ajudar nesse processo que requer tanto cuidado

e atender as necessidades de nossos clientes!


Quer saber mais sobre nossos projetos? Entre em contato clicando aqui.

134 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page